Como Ajudar

Divulgando

A melhor maneira de ajudar, é repassando este livro para o maior número de pessoas! Quanto mais pessoas tiverem interesse no livro, maiores serão as chances de se atingir um bom nível de qualidade. De modo totalmente oposto ao que acontece usualmente, quando alguém compartilha esse livro, essa pessoa, ao invés de se sentir uma criminosa, pode se sentir ajudando!

Com Críticas, Sugestões e Elogios

Críticas, sugestões e principalmente elogios, são bem-vindos, e devem ser encaminhados preferencialmente para o e-mail [email protected]. Toda pessoa interessada em participar de discussões relacionadas ao livro Topologia Geral por Vários Ângulos pode se inscrever na lista de discussão e receber uma cópia de todas as mensagens enviadas para o e-mail acima.

Com Correções

Correções também podem ser enviadas para o e-mail [email protected]. Ao invés de dizer existe um problema assim e assado em tal lugar, é mais interessante que seja enviado um patch do arquivo do código-fonte onde o erro se encontra. Ou seja, o ideal é que o colaborador faça o download do código-fonte da versão mais atual do livro através do aplicativo Mercurial, modifique o(s) arquivo(s) com problema(s) e envie por e-mail o arquivo patch.txt produzido pelo seguinte comando: usuario@debian:~/topologia-geral$ hg diff > ../patch.txt Lembre-se que o código-fonte é todo feito na codificação UTF-8. Não utilize com Latin1 ou coisa do tipo! Vamos ajudar a livrar o mundo desse tipo de praga! =P

Com Figuras

Um dos pontos fracos do livro é sem dúvida a qualidade das figuras e o senso estético do autor. Se você tem capacidade para fazer figuras melhores, serão (provavelmente) muito bem-vindas. Suas figuras deverão ser licenciadas sob os mesmos termos que o restante do projeto.

Existe uma grande preocupação com liberdade na elaboração deste material. Assim, é importante que as figuras estejam em formatos abertos (eu diria formatos livres). Em particular, arquivos específicos de aplicativos como Corel Draw, Photoshop e semelhantes serão MUITO mal-vindos. Em princípio os arquivos devem estar no formato SVG. O aplicativo mais conhecido para manipulação desse tipo de imagem é o Inkscape.

Com Novas Seções, Capítulos, Partes, etc.

É importante observar que existe um elemento de gosto pessoal envolvido na decisão sobre o que incluir ou não no livro. Eu (André Caldas), ainda não sei o quão disposto a incluir contribuições de terceiros no projeto. De qualquer forma, o livro é livre e isso significa que qualquer um é bem-vindo para criar sua versão derivativa. Se você acha que deveria haver um capítulo que eu não quis incluir, você tem toda a liberdade para fazer sua própria versão, com o seu novo capítulo.

Que quiser contribuir com esse tipo de material deve ser familiarizado com o sistema LaTeX para produção de documentos. Além disso, o mesmo estilo utilizado nos demais arquivos deve ser adotado. A linguagem TeX incentiva o uso de muitas gambiarras, variáveis globais e etc. Deve-se evitar esse tipo de prática a todo custo. Comandos de formatação dentro do texto também não são boa coisa. A informação deve preferencialmente ser identificada e a formatação deve ser feita em um arquivo separado. Por exemplo, ao invés de se escrever \mathbb{R}, deve-se escrever simplesmente \reals e definir em algum lugar (no arquivo definitions.tex) que o significado do comando \reals é exatamente \mathbb{R}.

Com um Belo Layout para o Website do Projeto

Se você é bom com desenho de websites e quiser contribuir, pode fazer uma folha de estilo e imagens e enviar pro projeto. Por enquanto, o que temos de layout está aqui: elementos de layout do site. As imagens devem estar no formato SVG ou PNG. Qualquer contribuição ao website deve ser licenciada sob os mesmos termos do restante do projeto. Ou seja, sob os termos da licença Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0.

O website hospedado em http://topologia-geral.ourproject.org/ também está disponível no repositório do projeto. Se você sabe como utilizar o aplicativo Mercurial, pode utilizá-lo para desenvolver sua versão modificada e depois enviar pra gente.