Lista de Discussão

O projeto do livro Topologia Geral por Vários Ângulos possui uma lista de discussão. Uma lista de discussão é uma maneira simples e eficiente para comunicação entre um grupo de pessoas com algum objetivo comum. Veja como se inscrever ao final desta página.

A princípio, uma lista de discussão é simplesmente um endereço de e-mail tal que toda mensagem enviada é replicada para todos os inscritos. O que faz da lista uma boa ferramenta é o uso que se faz dela. Deve-se ter sempre em mente que:

Seria bacana se todos seguissem algumas regras básicas: :-)
(Por enquanto, dei uma resumida básica nesta lista de regras.)

Coloque um ASSUNTO descritivo
Não escreva mensagens sem o campo assunto ou com assuntos no estilo:
  • Por favor, ajude!
  • Dúvida.
Use RESPONDER A TODOS
Então, você recebeu uma mensagem da lista e resolveu participar da discussão respondendo-a. Suponha, também, que a mensagem é uma sugestão enviada por algum leitor que não está inscrito na lista. Lembre-se que no livro tem orientações aos leitores para que enviem um e-mail para o endereço da lista sempre que tiverem sugestões. Um leitor que seguir esta orientação não é necessariamente um indivíduo inscrito para receber mensagens postadas na lista.
Portanto, se sua intenção é responder a todos os participantes, utilize no seu aplicativo de e-mail a opção responder a todos, ou equivalente. =o)
Se sua intenção é responder à mensagem de modo privado, ou seja, responder apenas para o remetente da mensagem original, então utilize no seu aplicativo de e-mail a opção responder, ou equivalente.
Não recilce mensagens
Não utilize a opção responder apenas para reaproveitar o endereço de e-mail de uma mensagem que não tem nenhuma relação com o que você vai escrever. Os aplicativos de e-mail mantém um registro de qual mensagem é resposta de qual outra. Se você fizer uma associação incorreta os e-mails ficarão bagunçados.
Utilize TEXTO PURO
Em uma discussão, é importante que possamos identificar e contextualizar a informação. Informações puramente vizuais como cor, tamanho da letra, negrito, tipo da letra e etc., além de bagunçarem a discussão, não são facilmente interpretadas por programas. Por exemplo, a maioria dos aplicativos de e-mail sabe reconhecer o que é texto copiado da mensagem anterior, e o que é texto novo. Mensagens cheias de fru-fru são ruins para a organização de uma discução. Se você se preocupa com o fluxo da informação e a organização de determinado tópico da discussão, então deve se preocupar em fazer a citação inline [Inglês] corretamente, e eliminar da mensagem conteúdos irrelevantes.
Utilize CITAÇÃO INLINE
Ao invés de cegamente copiar todo o conteúdo da mensagem a qual se está respondendo ao final do e-mail, você poderia dispensar algum tempo, em consideração aos demais leitores da lista, para fazer a gentileza de mostrar a eles exatamente a qual parte da mensgem original você está se referindo. O seguinte artigo da wikipédia, apesar de estar em inglês, pode ser utilizado como referência: como organizar a resposta a um e-mail [inglês].
Não envie arquivos binários
A lista não é mecanismo de troca ou distribuição de arquivos. Não mande arquivos binários para a lista. É muito inconveniente fazer uma discussão se referindo a alguma parte de um arquivo .tar.gz, .zip, .pdf, .odt ou semelhantes. Primeiramente, porque não dá pra facer a citação inline. Outra coisa é que várias versões de um mesmo arquivo binário começam a circular e depois de um tempo ninguém sabe mais qual é a versão mais atual, se é que existe uma!
Não configure mensagens de férias
É uma coisa ridícula. ;-)
Não envie mensagens confidenciais
Qualquer um pode ver o que é postado na lista. Em especial, e-mails com textos no estilo

Este e-mail é confidencial e de uso exclusivo do destinatário. Seu conteúdo não deve ser revelado a terceiros. Caso você não seja o destinatário, por favor notifique o remetente e elimine esta mensagem imediatamente.

são impróprios. (além de ser uma coisa ridícula de se enviar para uma lista de discussão)

Leituras recomendadas:

Para se inscrever ou desinscrever, visite a página da lista e siga as instruções. Ao se inscrever você receberá um e-mail com explicações sobre como se desinscrever e outras coisas. Por favor, se você não tem familiaridade com listas de discussão, leia o e-mail. Quando precisar de alguma coisa como suspender a lista temporariamente ou outra coisa, lembre-se de consultar o e-mail com explicações.